quinta-feira, 11 de junho de 2009

Detergentes Ecológicos

Caros cidadãos responsáveis, hoje a AVE vai deixar-vos, neste artigo, alguns conselhos sobre detergentes mais ecológicos. Experimentem!
  • Para limpar tudo: 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio num litro de água morna. Adicionar uma colher de sopa de vinagre branco ou sumo de limão para dissolver a gordura.
  • Para desentupir o lava-loiça: Deitar no ralo um pouco de bicarbonato de sódio, algumas colheres de vinagre branco e água a ferver.
  • Para limpar os vidros: Passar uma solução de água e vinagre e depois usar papel de jornal para dar brilho.
  • Desodorizante de ambiente: 4 colheres de sopa de vinagre numa tigela colocada sob um móvel. As plantas também funcionam como óptimos purificadores do ar.
  • Para encerar: Misturar uma parte de óleo vegetal, como a linhaça, com outra parte de sumo de limão ou vinagre, e aplicar com um pano de flanela.
  • Para dar lustro aos móveis: Fazer uma solução de uma parte de sumo de limão e duas partes de óleo vegetal. Dar brilho com um pano de flanela.
  • Desinfectante sanitário: Misturar bicarbonato de sódio com vinagre.
  • Adubo natural: Um verdadeiro adubo para as plantas pode ser obtido com substâncias normalmente desprezadas e desperdiçadas. A água onde cozinhas as batatas (sem sal e fria), a água da lavagem do arroz, os restos de chá preto, a borra do café – tudo isto funciona como um excelente adubo. Da mesma maneira, as cascas de batata e de cenoura podem ser colocadas directamente nos vasos para ajudar o desenvolvimento das plantas.
  • Pesticida natural: Ferver folhas de ruibarbo durante cerca de meia hora em 4 litros de água. Acrescentar uma colher de chá de sabão de coco, para a mistura aderir às folhas e expulsar os pulgões.
  • Para tirar o ruído das portas: Se a porta estiver rangendo, fazer uma mistura de raspa de grafite (ponta de lápis) e algumas gotas de óleo de cozinha. Colocar aos poucos nas dobradiças, fazendo um movimento de abrir e fechar a porta, para que a mistura penetre bem nas dobradiças.
  • Para tirar manchas: as manchas de gordura são retiradas com uma mistura de água quente com sabão e umas gotas de detergente (de preferência biodegradável). Lavar e, se restar algum vestígio, polvilhar com talco e deixar durante algumas horas; esfregar um pedaço de cebola também resolve. As manchas de frutas e doces desaparecem com álcool ou vinagre branco e as manchas de tinta de escrever devem ser lavadas com leite. Na falta de leite, também pode ser usado um pouco de sal humedecido com limão e colocado sobre a mancha, lavando-se em seguida. A mancha de café desaparece esfregando imediatamente, e com paciência, uma pedra de gelo até que a mancha acabe por desaparecer.
  • Para espantar moscas e mosquitos: Folhas de louro, eucalipto e manjericão, maceradas em água ou espalhadas pelo ambiente.
  • Para evitar as traças: Usar cânfora, em vez de naftalina. É tão eficiente e menos tóxica.
  • Para afastar pulgas: Lavar os animais de estimação com água e sabonete (de preferência, feito com óleo de neem, que possui uma acção repelente sem ser tóxica). Enxugar. Aplicar a seguinte solução para manter as pulgas à distância: 2 colheres de sopa de alecrim fervidas em um litro de água. Espalhar também pela casa folhas de erva-de-Santa-Maria e poejo.
  • Para afastar os parasitas das plantas: Colocar no liquidificador 3 cebolas, 1 cabeça de alho, 2 pimentas-malagueta e 1 colher de sabão em barra. Bater com meio litro de água e espalhar esta mistura nas plantas. Pode-se também colocar alguns dentes de alho em um pouco de água (se possível água de chuva) e deixar impregnar por cerca de dez dias. Usar, depois, num sprai para pulverizar as plantas.
  • Pasta de limpeza: Em vez de desperdiçar os restos de sabão (de preferência biodegradável), reaproveita-os numa excelente pasta de limpeza. Basta deixar os restos de sabão de molho num pouco de água (o necessário para formar uma pasta) e, depois, misturar uma colher de vinagre e duas colheres de açúcar.
  • Para tirar a humidade: Colocar um recipiente com pedaços de carvão no fundo dos armários, ou então pendurar pedaços de giz.
  • Fórmula mágica: A velha combinação de água quente e sabão (de preferência biodegradável) continua a ser o melhor detergente. Limpa pisos de cerâmica, ladrilhos e azulejos, tira manchas de paredes e a gordura das superfícies.

3 comentários:

  1. Olá, Miguel. Fico muito contente por saber que existem assim pessoas tão empenhadas e bem informadas no que à Ecologia diz respeito.

    Esta página dos detergentes ecológicos é utilíssima! Já conhecia alguns, poucos. Mas quando descubro alternativas ecológicas a certos produtos de uso comum, penso onde poderei encontrar alguns dos produtos. Por exemplo, onde comprar as folhas de ruibarbo ou o sabão de coco...?

    Muito obrigada e até à próxima!

    Antonieta, Lisboa

    ResponderEliminar
  2. Ola Antonieta! Eu irei informar-te onde podes adquirir esses produtos. De momneto, nao tenho bem a certeza onde possas adquiri-los. Mas vou fazer uma pesquisa e deixar a informação aqui no blogue.

    ResponderEliminar
  3. Olá Antonieta. Espero que vás sempre consultando o nosso Blogue. Posso desde já dizer-te que a loja Terra Pura vende por vezes sabão de coco. Eu próprio fui confirmar à loja Terra Pura do centro comercial Colombo. Para encontrares ruibarbo ou cultivas mesmo essa planta, ou então talvez encontres em Mercados de produtos biológicos ou pequenos mercados. Vai escrevendo.

    Com os melhores cumprimentos

    Miguel - membro da equipa AVE

    ResponderEliminar