quarta-feira, 17 de junho de 2009

Redução do consumo de sacos plásticos

Uma das lutas iniciais de um dos elementos da equipa da AVE está relacionada com o incentivo à taxação de um valor monetário dos sacos plásticos por parte dos supermercados e hipermercados existentes no nosso país.

Consideramos a proliferação dos sacos plásticos um grave problema ambiental, mais pelo facto de serem fabricados a partir de naftas, produto resultante da refinação do petróleo bruto, tendo associado ao processo de fabrico a libertação de gases de efeito de estufa, mas também devido ao facto de se verificar cada vez mais a proliferação de plásticos (não só sacos plásticos, claro está) pelos solos, cursos de água, mares e oceanos. O desperdício também é algo que queremos evitar, e para a AVE é notório um evidente desperdício de sacos plásticos por muitas das lojas existentes em território nacional.
Defendemos como medida inicial uma redução nos consumos de sacos plásticos por parte dos consumidores, apelando à reutilização constante de sacos de plástico, de pano ou de outros materiais.
O nosso elemento da equipa começou por incentivar as lojas pertencentes ao Grupo Sonae a aplicar uma taxa (sugeriu-se uma valor de 2 ou 3 cêntimos) aos sacos plásticos que facultam aos seus clientes. O objectivo único desta medida é reduzir os consumos de sacos plásticos, através de maior reutilização de sacos por parte dos consumidores ou então através de um melhor aproveitamento de cada saco. Verifica-se que esta medida é eficaz pelo exemplo das lojas Lidl e Pingo Doce. Elementos da Associação verificaram maior percentagem de clientes dessas lojas que levavam os seus próprios sacos ou caso não os levassem aproveitavam ao máximo todo o volume interior dos sacos facultados/vendidos pela própria loja.
Continuaremos a incentivar as lojas do Grupo Sonae a aplicar esta medida e iremos incentivar outros supermercados e hipermercados a aplicar uma taxa a todos os sacos plásticos que facultam aos clientes.
Desde já, apelamos a todos os leitores deste blogue que pressionem as lojas que frequentam a aplicar uma taxa monetária aos sacos plásticos, caso essas mesmas lojas ainda facultem sacos plásticos gratuitamente.
E fica aqui a frase que está por detrás de toda esta luta: Sempre que possível iremos reduzir os consumos dos vários materiais, em seguida previlegiemos a reutilição dos objectos e materiais, e sempre após estas duas etapas iremos colocar todos os materiais nos locais próprios tendo como fim a sua reciclagem.. ou seja:
1º. Reduzir 2º. Reutilizar 3º. Reciclar.
AVE.

Sem comentários:

Enviar um comentário