terça-feira, 6 de outubro de 2009

Pequena Viagem à Simplicidade (Viver da natureza)

E que tal vivermos da forma mais natural possível? Depois de ver O Lado Selvagem rapidamente me invadiu uma emocionante ideia de viver apenas com aquilo que a natureza nos oferece. Ao contrário do filme, o que me incomoda não é tanto a “falsidade do ser humano”, mas sim o que há de inconsciente neste. A suposta melhor característica do Homem, aquela que nos distingue dos restantes animais, tem sido tão, ou tão pouco posta em prática que possivelmente nos matará num futuro próximo.
A destrutiva evolução faz-nos utilizar aquilo que precisamos e o que não precisamos. De dia para dia, se torna mais difícil controlar o nosso consumismo. E claro, faz todo o sentido, os produtos cada vez mais apetecíveis, os anúncios cada vez melhor concebidos, a facilidade de aquisição cada vez melhor armadilhada. Precisamos de um “big” lembrete! Respirar o verdadeiro ar; presenciar problemas que vivem tão longe (comida, higiene, segurança); viver com aquilo que precisamos e não com o que pensamos precisar. Preciso com urgência de respirar fundo tudo isto e saber como podia viver e como vivo.
Uma semana a contemplar as sãs oferendas da natureza, bastaria certamente para a razão me gritar enquanto me dava um valente puxão nos colarinhos, “ wake up, this is not a dream!”. Com esta pequena viagem à simplicidade, que pretendo realizar o mais brevemente possível, gostaria de, para além de tudo o que possa tatuar na minha mente, ainda incentivar quem estivesse disposto a fazê-lo. Só assim poderemos ter a real noção da discrepância entre aquilo que possuímos e aquilo que poderíamos possuir.

Sara Lima

2 comentários:

  1. Extraordinária visão. Espirito criativo e dinamico. Respeitar mais seria melhor. Ser mais na Natureza é fundamental. Viva o Movimento Ecológico e Ambientalista.

    Ser Ambientalista é Ser na NATUREZA!

    M.

    ResponderEliminar