quinta-feira, 25 de março de 2010

A Tragédia de um desperdício

voltando aos posts no blogue AVE. Há uns tempos tive a coragem de me esclarecer sobre o seguinte na loja de brinquedos Toys foR us: a questão dos sacos de plástico distribuídos gratuitamente naquela superfície comercial. Tinha reparado que se tinha fixado um preço para sacos de plástico orgânico, verdadeiramente degradável no meio ambiente. No entanto, também tinha reparado que o consumidor podia continuar a optar pelo saco de petróleo gratuito. Após ter falado com a senhora das informações, que me prestou a melhor informação de forma sincera e simpática, compreendi que a própria loja tentou implementar o pagamento de sacos de plástico durante determinado período de tempo. Houve muita contestação por parte dos consumidores. Ou seja, compreendi perfeitamente que a formação ambiental dos consumidores daquela superfície comercial é bastante medíocre. Bem, podiam ter sido apanhados de surpresa pela nova taxa sobre sacos de plástico, no entanto usar sacos de plástico para o efeito de transporte de um produto que à partida origina apenas um resíduo facilmente encaminhado para reciclagem sem auxílio de saco de plástico gera-me extrema confusão. Urgente, é demasiado urgente todos compreendermos que o desperdício de plástico e embalagens de plástico terá de ser evitado ao máximo rapidamente na nossa sociedade. E por que não começarmos pelos sacos de plástico? A senhora do Toys for us disse-me também que parece que existe legislação (talvez legislação europeia) que obriga que até 2013 todas as superfícies comerciais taxem os sacos de plástico. Essa medida é urgente JÁ. Não podemos continuar a desenvolver uma sociedade que desperdiça inutilmente e de forma tragicamente pouco inteligente recursos e matérias - primas. O objectivo da década é também reduzir o mais possível a quantidade de resíduos produzidos.

Deixo também o apelo a todos os leitores para que reutilizem os sacos de plástico, digam NÃO aos sacos da TRAGÉDIA e escrevam mensagens de indignação a todas as superfícies comerciais pela convicção de uma TRAGÉDIA DE DESPERDÍCIO.

Entretanto lancei esta petição pública no mundo virtual: 5 cêntimos por cada saco plástico em Portugal! -- http://www.peticaopublica.com/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=P2010N1588

A Luta é a Vida! Venceremos!

M.

6 comentários:

  1. Apoiado!

    Se tiveres Facebook convido-vos a associarem-se à causa "Eu Não Uso Sacos Plásticos" http://apps.facebook.com/causes/463820/5633938?m=9e4cc0c7&ref=mf e a reproduzirem este post lá e o site da petição. (se não digam que como moderadora divulgo eu por vocês, com todo o gosto!)

    Boa sorte para a adesão!

    ResponderEliminar
  2. ola não consigo entrar no link da petição!!

    ResponderEliminar
  3. Ola palavras perdidas. O Link que foi colocado no post está correcto. Aqui deixo mais uma vez este link:

    http://www.peticaopublica.com/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=P2010N1588

    Incentivo que divulgues pelos teus contactos. É certo que a petição não está escrita num tom formal, no entanto é preciso incentivar todos a dizer não aos sacos plásticos. Não se trata de um radicalismo apenas de uma questão de respeito e bom senso.

    Miguel

    ResponderEliminar
  4. Foi colocada a hiperligação em 2 locais diferentes do post. Assim torna-se mais acessível para quem de facto pretenda assinar a Petição.

    Vou aprendendo com as minhas falhas. O objectivo é sempre ir melhorando a qualidade da informação e a forma como quero transmitir a mensagem ambiental.

    É um trabalho que quero aprimorar.

    Obrigado a Todos! Uma palavra especial de agradecimento à Ana do blogue Um Blog pelo Ambiente e à Nídia do blogue Re.bag.

    Miguel

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pela acção e empenho! Já divulguei no Facebook e no meu blog (www.ekonsciencia.blogspot.com).

    Um abraço

    ResponderEliminar